Atividades
desenvolvidas por:
Creusa Aparecida Cimitan Tarley
Jaqueline Soares de Oliveira Fernandes
José Pereira Primo
Márcia Domingues Garcia Dias
Silvia Letícia Minin Aguiar
Ubiratam Elias D’Agostino
Zenaide Aguera Lopes Bertolazo
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
AVESTRUZ
(Mário
Prata)
Publico
alvo: 6º
Ano do Ensino Fundamental
Tempo
previsto: 6 aulas
Objetivo: levantamento
de conhecimentos prévios, despertar e
incentivar o interesse pela leitura, facilitar o acesso do aluno aos diferentes
portadores de texto, enriquecer o vocabulário. Propor atividades em que os
alunos tenham que perguntar, prever,recaptular, opinar, preparar opiniões e
confrontar.
Conteúdos: retomada
dos elementos da narrativa (com enfase no foco narrativo); interpretar oralmente
o texto pertencente com o gênero em estudo (cronica narrativa).
Competência
e habilidades: identificar os elementos narrativos (enfase no foco
narrativo); interpretar oralmente o texto pertencente com o gênero em estudo
(cronica narrativa).
Estratégia:
leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as
devidas intervenções; estudo dos elementos da narrativas e do gênero ( cronica
narrativa).
Recursos: cópias
do texto uso do data-show para produção dos slides com conteúdo das aulas, uso
da sala de informática (acessa escola), lousa giz,apagador, dicionário, sala de
leitura. Vídeo “Os pinguins do papai”.
Avaliação:
participação dos alunos nas atividades propostas, produção de texto, ilustração
do texto.
Antes da Leitura
Levantamento de conhecimento prévio sobre o assunto.
Colocar na lousa o nome do texto: “AVESTRUZ”
O que se espera de um texto com esse nome?
O que vocês conhecem um avestruz?
Vocês já viram
pessoalmente?
Como vocês imaginam um avestruz?
Descreva como seria um avestruz
Vocês tem noção do tamanho desta ave?
Apresentação da imagem da
ave.
O que vocês conhecem do avestruz?
Vocês sabem como ele se reproduz?
Qual é sua alimentação?
Vocês já ouviram a expressão:”Tem um estômago de
avestruz”?
Quem conhece o autor do texto?
Já leram algum texto do autor?
Qual será o gênero textual que vou apresentar:
- será que conta uma história?
- será que é informativo?,
- será que é de humor?
- será que emociona?
Utilização da sala de informática para pesquisa:
animais de estimação, imagens do avestruz, curiosidades sobre o bicho.
Durante da Leitura
O professor deve fazer a leitura compartilha do texto.
Levantamento de hipótese: durante a leitura se surgiu
palavras desconhecidas, anotar na lousa par depois pesquisar no dicionário com
os aluno.
O que o menino queria ganhar de presente?
Você tinha a impressão que ele iria ganhar o avestruz?
Você acha que ele se convenceu da troca do animal. Qual
foi o motivo?
Quem conta a história é homem ou mulher? Como você
sabe?
Se você fosse o menino, trocaria o avestruz pelo
presente?
Esta troca foi normal ou inusitada? Por quê?
Terminado a leitura o professor fará apresentação do
gênero crônica.
E utilizará os seguintes questionamento:
Quem é o autor? (Poderá fazer uma pesquisa na sala do Acessa Escola sobra a biografia do autor.
Onde o texto foi divulgado?
Para quem ou qual será seu público alvo?
O foco narrativo está em 1ª ou 3ª pessoa?
Depois da Leitura
A troca do animal criou um humor. Ele conseguiu
quebrara expectativa do leitor. Você concorda com isso?
Se o leitor tivesse escolhido para a troca um cachorro
ou um gato. Criaria o mesmo efeito no texto?
Por que você acha que o avestruz mesmo sendo ave, ele
não voa?
Quantos dedos tem um avestruz tem no pé?
Com que é
comparado o pescoção do avestruz?
O que achou da história?
O que mudaria na história se fosse o escrito dela?
Ao final o professor apresentará fragmentos do filme
“Os pinguins do papai” e a “Marcha dos Pinguins” com o intuito de mostrar ao
aluno o que é cuidar de um animal de estimação. Por fim o aluno irá fazer um
breve relato sobre o tema: “Meu animal de estimação” ou “O animal de estimação
que gostaria de ter”.
Trailer Oficial do Filme: Os pinguins do Papai.
Bibliografia
1. Kleiman,
Angela. Oficina de leitura: teoria e pratica. Campinas, SP: Pontes,3ª a.
edição,1993.
2. htt://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/produções_pde/md_marli_aparecida_tiene_cruz.pdf
3.
Projeto tecendo leituras de Secretaria de estado da educação de são Paula -2005
4.
DOLZ, Joaquim: SCHNEUWLY. Bernard, Gêneros e progressão em expressão oral e
escrita- elemento para reflexão sobre uma experiência suíça (francófona). In:
Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras. 2010
5.
ROJO.R.H.R.(2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs:”Ler é
melhor do que estudar”. In M.T.A. Freitas &S.R. Costa (orgs) Leitura e
Escrita na Formação de Professores. PP.31-52. SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
6. Caderno do professor. Língua Portuguesa:
ensino fundamental. 5ª. Série. 1º.Bimestre/Elaine Aparecida Aguiar- São
Paulo;SEE.2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário