domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem: "AVESTRUZ"- Mário Prata

Atividades desenvolvidas por:

Creusa Aparecida Cimitan Tarley
Jaqueline Soares de Oliveira Fernandes
José Pereira Primo
Márcia Domingues Garcia Dias
Silvia Letícia Minin Aguiar
Ubiratam Elias D’Agostino
Zenaide Aguera Lopes Bertolazo


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
AVESTRUZ
                                        (Mário Prata)                      

Publico alvo: 6º Ano do Ensino Fundamental

Tempo previsto: 6 aulas

Objetivo: levantamento de conhecimentos prévios, despertar  e incentivar o interesse pela leitura, facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de texto, enriquecer o vocabulário. Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever,recaptular, opinar, preparar opiniões e confrontar.

Conteúdos: retomada dos elementos da narrativa (com enfase no foco narrativo); interpretar oralmente o texto pertencente com o gênero em estudo (cronica narrativa).

Competência e habilidades: identificar os elementos narrativos (enfase no foco narrativo); interpretar oralmente o texto pertencente com o gênero em estudo (cronica narrativa).

Estratégia: leitura e interpretação do texto “Avestruz”; discussão com os alunos fazendo as devidas intervenções; estudo dos elementos da narrativas e do gênero ( cronica narrativa).

Recursos: cópias do texto uso do data-show para produção dos slides com conteúdo das aulas, uso da sala de informática (acessa escola), lousa giz,apagador, dicionário, sala de leitura. Vídeo “Os pinguins do papai”.

Avaliação: participação dos alunos nas atividades propostas, produção de texto, ilustração do texto.

Antes da Leitura

Levantamento de conhecimento prévio sobre o assunto.
Colocar na lousa o nome do texto: “AVESTRUZ”
O que se espera de um texto com esse nome?
O que vocês conhecem um avestruz? 
Vocês já viram pessoalmente?
Como vocês imaginam um avestruz?
Descreva como seria um avestruz
Vocês tem noção do tamanho desta ave?

Apresentação da imagem da ave.


O que vocês conhecem do avestruz?
Vocês sabem como ele se reproduz?
Qual é sua alimentação?
Vocês já ouviram a expressão:”Tem um estômago de avestruz”?
Quem conhece o autor do texto?
Já leram algum texto do autor?
Qual será o gênero textual que vou apresentar:
- será que conta uma história?
- será que é informativo?,
- será que é de humor?
- será que emociona?
Utilização da sala de informática para pesquisa: animais de estimação, imagens do avestruz, curiosidades sobre o bicho.

Durante da Leitura

O professor deve fazer a leitura compartilha do texto.
Levantamento de hipótese: durante a leitura se surgiu palavras desconhecidas, anotar na lousa par depois pesquisar no dicionário com os aluno.
O que o menino queria ganhar de presente?
Você tinha a impressão que ele iria ganhar o avestruz?
Você acha que ele se convenceu da troca do animal. Qual foi o motivo?
Quem conta a história é homem ou mulher? Como você sabe?
Se você fosse o menino, trocaria o avestruz pelo presente?
Esta troca foi normal ou inusitada? Por quê?

Terminado a leitura o professor fará apresentação do gênero crônica.
E utilizará os seguintes questionamento:
Quem é o autor? (Poderá fazer uma pesquisa na sala do Acessa Escola sobra a biografia do autor.

Onde o texto foi divulgado?
Para quem ou qual será seu público alvo?
O foco narrativo está em 1ª ou 3ª pessoa?

Depois da Leitura

A troca do animal criou um humor. Ele conseguiu quebrara expectativa do leitor. Você concorda com isso?
Se o leitor tivesse escolhido para a troca um cachorro ou um gato. Criaria o mesmo efeito no texto?
Por que você acha que o avestruz mesmo sendo ave, ele não voa?
Quantos dedos tem um avestruz tem no pé?
Com que é  comparado o pescoção do avestruz?
O que achou da história?
O que mudaria na história se fosse o escrito dela?
Ao final o professor apresentará fragmentos do filme “Os pinguins do papai” e a “Marcha dos Pinguins” com o intuito de mostrar ao aluno o que é cuidar de um animal de estimação. Por fim o aluno irá fazer um breve relato sobre o tema: “Meu animal de estimação” ou “O animal de estimação que gostaria de ter”.

Trailer Oficial do Filme: Os pinguins do Papai.






Bibliografia
1. Kleiman, Angela. Oficina de leitura: teoria e pratica. Campinas, SP: Pontes,3ª a. edição,1993.
2. htt://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/produções_pde/md_marli_aparecida_tiene_cruz.pdf
3. Projeto tecendo leituras de Secretaria de estado da educação de são Paula -2005
4. DOLZ, Joaquim: SCHNEUWLY. Bernard, Gêneros e progressão em expressão oral e escrita- elemento para reflexão sobre uma experiência suíça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras. 2010
5. ROJO.R.H.R.(2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs:”Ler é melhor do que estudar”. In M.T.A. Freitas &S.R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores. PP.31-52. SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
6. Caderno do professor. Língua Portuguesa: ensino fundamental. 5ª. Série. 1º.Bimestre/Elaine Aparecida Aguiar- São Paulo;SEE.2008.


                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário