Atividades
desenvolvidas por:
Kátia Cilene Lisbôa
Vanessa Gimenez
Ana Cristina Caroni Averoldi
Fernanda Perandré Meira
Crônica “AVESTRUZ”
de Mário Prata
(Atividades
para o 6º ano)
Aquecimento
Você
já ganhou um presente e não tinha como ou onde guardá-lo?
Já
pediu um presente e depois acabou nem usando/brincando com ele?
Que
presente você até gostaria de ganhar, mas não tem espaço na sua casa para ele?
Conhecimentos prévios
Você
já viu um avestruz?
Pedir
aos alunos que desenhem um avestruz conforme eles se lembrarem.
(no
caso dos meus alunos) Já estiveram em um apartamento? Descrevê-lo.
Seria
possível criar um avestruz em um apartamento?
Que
outros animais não é possível criar em um apartamento e em casas pequenas com
pouco ou sem nenhum quintal?
Relembrar
as características já estudadas sobre a crônica.
Durante a leitura
Pedir
para irem grifando as palavras desconhecidas e comentar ao final da leitura
junto com eles o significado delas com a ajuda dos próprios alunos,
pedindo-lhes que façam pequenas anotações no próprio texto, pois serão
retomados nas questões de estudo do texto.
Obs.
O trabalho com o léxico nos textos de Mário Prata é importante, pois a escolha
dele confere ao autor bastante originalidade.
Estudo do texto
Questões
sobre os elementos da narrativa e das características da crônica (em geral para
serem retirados do próprio texto).
Questões
com as palavras grifadas e trabalhadas durante a leitura, trocando-as por
sinônimos, utilizando o dicionário.
Questões
sobre o entendimento do texto, de preferência em alternativas, estilo Saresp.
Nestas questões, deve-se explorar a definição de ironia, humor e sarcasmo
próprios dos textos de Mário Prata.
Questões
que retomem os adjetivos caracterizando o avestruz e o garoto da história.
Explorar ainda a opinião do autor e dos alunos sobre o avestruz,
incentivando-os a formarem sua própria opinião sobre o animal.
Conhecendo o autor
Assistir
pelo Youtube uma pequena entrevista ( 7 minutos aproximadamente) que o autor
Mário Prata concedeu a rádio Trip FM.
Passar
para eles uma pequena biografia com lacunas para que eles preencham com as
informações obtidas através do vídeo e com um quadro de banco de palavras
Leitura complementar
Leitura
comentada e compartilhada de outras crônicas do autor, como:
“Crianças
diz cada uma...”
“A
bola”
“A
cueca e o buraco da cueca”
Obs.
É preciso atentar com cuidado para as crônicas selecionadas, pois muitas não
seriam adequadas para as crianças do 6º ano, ou causariam muita polêmica
desnecessária. Este momento de leitura complementar deve priorizar a leitura
compartilhada e comentada oralmente, aprofundando as discussões diante de tudo
que foi estudado através da crônica inicial “Avestruz”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário