Atividades desenvolvidas por:
Maria Célia Alves de Jesus
Laiaine
Delatorre Rodrigues
Regina Célia Garcia
Girotto
Francielle Ap. Biscalchin
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR
Público
alvo: 8ª série/9º ano
Tempo
Previsto: 8 aulas
Competências
e Habilidades:
- Inferir elementos da narrativa;
reconhecer elementos da narrativa; analisar características do conto e
desenvolver competência leitora.
-
Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base
na sua compreensão global.
-Localização de informações; comparação de
informações; generalizações.
Objetivo: Promover o desenvolvimento da competência
leitora através de estratégias de leitura.
ANTES DA LEITURA
·
Ativação
do conhecimento prévio
·
Antecipação
·
Checagem
de hipóteses
Oralidade
-
Qual a intencionalidade do autor ao utilizar o título “Pausa”?
-
O que vocês entendem do termo “pausa”?
-
Em que momento vocês se deparam com a palavra pausa no seu cotidiano?
DURANTE
A LEITURA
- Leitura silenciosa pelo aluno;
- Leitura compartilhada com pausas para
propor os seguintes questionamentos:
1- O
texto apresenta em sua estrutura parágrafos curtos. Qual a relação que existe
entre o parágrafo e o título;
2- A
narrativa relaciona a fuga do cotidiano aos problemas que o homem enfrenta?
3-
Como as pessoas costumam fugir desses problemas?
4-
Onde se passa a história?
5-
Em que época?
6-
Quais são os personagens da história?
DEPOIS DA LEITURA
1-
Apreciação estética, perguntar aos alunos o que acharam do texto.
2-
Apresentar ao aluno uma pequena biografia do autor.
3- Buscar no texto os elementos da
narrativa.
4- Responder oralmente os seguintes
questionamentos:
-Quem escreveu?
-Onde foi divulgada?
-Para quem?
-Qual a intenção?
5-
Trabalhar a intertextualidade
-
Youtube – vídeo Pausa de Moacyr Scliar
-Trabalhar com a música “Cotidiano” de
Chico Buarque de Holanda
-Filme: Click
Questões para reflexões:
-O que é rotina? O que a rotina causou no
personagem? E a sua rotina, como é?
-Que semelhanças existem entre a letra da
música e o texto?
-A importância do tempo cronometrado na
vida do personagem?
-O que esta música e o texto querem nos mostrar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário