domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem: PAUSA- Moacyr Scliar

Atividades desenvolvidas por:
Maria Célia Alves de Jesus
Laiaine Delatorre Rodrigues
Regina Célia Garcia Girotto
Francielle Ap. Biscalchin

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO "PAUSA" DE MOACYR SCLIAR

Público alvo: 8ª série/9º ano
Tempo Previsto: 8 aulas

Competências e Habilidades:
- Inferir elementos da narrativa; reconhecer elementos da narrativa; analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
 - Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
 -Localização de informações; comparação de informações; generalizações.

Objetivo: Promover o desenvolvimento da competência leitora através de estratégias de leitura.

 ANTES DA LEITURA

·         Ativação do conhecimento prévio
·         Antecipação
·         Checagem de hipóteses

    Oralidade

- Qual a intencionalidade do autor ao utilizar o título “Pausa”?
- O que vocês entendem do termo “pausa”?
- Em que momento vocês se deparam com a palavra pausa no seu cotidiano?


 DURANTE A LEITURA

- Leitura silenciosa pelo aluno;
- Leitura compartilhada com pausas para propor os seguintes questionamentos:

1-  O texto apresenta em sua estrutura parágrafos curtos. Qual a relação que existe entre o parágrafo e o título;

2-  A narrativa relaciona a fuga do cotidiano aos problemas que o homem enfrenta?

3-  Como as pessoas costumam fugir desses problemas?

4-  Onde se passa a história?

5-  Em que época?

6-  Quais são os personagens da história?

 DEPOIS DA LEITURA

1-  Apreciação estética, perguntar aos alunos o que acharam do texto.

2-  Apresentar ao aluno uma pequena biografia do autor.
3- Buscar no texto os elementos da narrativa.

4- Responder oralmente os seguintes questionamentos:

  -Quem escreveu?
  -Onde foi divulgada?
  -Para quem?
  -Qual a intenção?

   5- Trabalhar a intertextualidade

 - Youtube – vídeo Pausa de Moacyr Scliar




-Trabalhar com a música “Cotidiano” de Chico Buarque de Holanda



-Filme: Click

Questões para reflexões:

-O que é rotina? O que a rotina causou no personagem? E a sua rotina, como é?
-Que semelhanças existem entre a letra da música e o texto?
-A importância do tempo cronometrado na vida do personagem?
-O que esta música e o texto querem nos mostrar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário